quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

O Sétimo Filho



Salvo pela História



Ontem à noite fui ver o filme O Sétimo Filho. Sinceramente, fui ás cegas, não fazia ideia do que tratava o filme e nem sequer o fui ver porque quis mesmo. Simplesmente deu-me uma vontade louca de ir ao cinema e esse era o único aquela hora. Ainda não sei bem o que pensar do filme... Trata-se de uma história baseada em crenças mágicas, com bruxas, magos, feiticeiros, ogres e monstros de todas as espécies. Para quem gosta deste género de fantasia e ficção, é um bom filme. Para quem não aprecia este tipo de filmes, o melhor é não ir ver. Digo isto porque foi o caso do meu namorado, ele não aprecia de todo este género, então ver o filme até ao fim acabou por ser um sacrifício.
Quanto a mim, confesso que também não é dos meus géneros preferidos, mas como fiz um enquadramento histórico para o filme, consegui vê-lo de outra maneira. Pelas roupas e cenário geral, concluí que a história se passa na Idade Média. Sem qualquer dúvida, a minha época histórica preferida! Ora esta foi a época marcada intensamente pela religião, ou melhor, pela imposição da religião. E tudo o que fugisse um pouco à regra, era fruto das trevas. A idade média ficou conhecida como a época das trevas, em que se queimavam bruxas. Foi um período altamente supersticioso, de onde provêm praticamente todos os mitos e lendas que ainda hoje se contam. Coisas como o do filme, o sétimo filho de um sétimo filho nasce com sete vezes mais força que um homem normal. Histórias como a do Capuchinho Vermelho, são medievais, claro que, carregadas de simbolismo e mensagens, que se foram perdendo no tempo.
Para mim, o filme foi pegar nessas mitos em que a sociedade da época acreditava e dar-lhes vida, transformando-os num filme.
Quem já viu?

Save by History

It's a fantasie/fiction movie. For those who like this genre, it's a good movie. I only liked it because of the historical background. I guess the story elapses in middle ages, because of the characters clothes and the whole scenario. That's my favourite historical period. It was a time of superstitions and darkness. Peolple believed in witches, monsters, wizards... Many of the myths and beliefs that we still have today came from the middle ages. So, they gave life to those myths of the time and tramsform them into a movie. Viewed by this historic side the movie can be interesting.   

Sem comentários:

Enviar um comentário